Associação dos Romenos realizou importante curso de Culinária típica Romena, nos dias 14, 15 e 16 de junho na sede da associação na Linha Santo Antônio.
Participaram do curso, 17 mulheres orientadas pela chef de cozinha Irina Chirilean e seu marido Stefan, que possuem o Restaurante Mon Cheri Bistro no município de Pomerode/SC.
Diversos pratos da culinária Romena foram preparados, sendo eles: Sarmale, Ciorbă de Perișoare, Chiftele, Dovlecel Umplut, Mâncare de Mazăre, Ciorbița de Văcuță, Salata Beof, Varză Călită e Cozonac.
Os pratos foram degustados por convidados, integrantes da diretoria, tendo destaque a presença do Consul da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher.
“Tradicionalmente os Romenos têm sua festa no mês de dezembro onde é servido como prato principal "Dampfnudeln", e agora com a realização desse curso haverá novidades para as próximas festas”, destaca o presidente da associação, Adriano Soehn.
O casal Irina e Stefan são naturais da Romênia e vieram morar no Brasil para fortalecer a gastronomia. Graças a disponibilidade do casal, bem como todo esforço feito pela Diretoria, e com apoio dos supermercados da Cooper A1 e Zeppelin, Sicoob Creditapiranga e família Deiss de Mondai foi possível a realização do evento.
“Muito obrigado a todos envolvidos principalmente as cursantes que se dedicaram e compareceram para o evento. Convidamos a todos que passarem por Pomerode para conhecerem o Restaurante Mon Cheri, na Rua Heinrich Passold 270, Centro. Reservas pelo fone (47) 988690660 ou pelo Instagram @moncheribistro”, agradecem e convidam Irina e Stefan.
No último sábado (4/12) a Associação dos Romenos Bessarabianos promoveu, em parceria com a comunidade de Santo Antônio, o 30º Encontro. De acordo com o presidente, Adriano Soehn, o evento tradicional da Associação é realizado neste período pela passagem do Dia do Romeno, comemorado em 1º de dezembro.
Além do tradicional encontro, que contou com a participação do prefeito de Itapiranga Alexandre Ribas e do Cônsul Edson Dreher, o professor Douglas Franzen aproveitou o momento para lançar o livro de sua autoria que conta a história da família Ruscheinsky. Douglas destaca que o livro é um retrato não só da sua família, porém de todas que no período pós primeira guerra mundial abandonaram suas terras na Bessarábia/Romênia e foram a procura de novos lugares. "O livro ´Da Bessarábia para o Brasil: a história da família Ruscheinsky´, retrata a trajetória dos descendentes de Johannes e Rufina e seus filhos: Agnes, Anton, Josef, Agatha, Catarina, Otilia, Lydia e Ida, imigrantes bessarabianos-romenos", destaca o professor.
O Cônsul Geral Honorário Edson Roberto Dreher, em sua manifestação, parabenizou a todos pela organização do belíssimo evento e registrou que esse ano teve a recepção da nova embaixadora Monica Mihaela Ştirbu, no dia 30/10/2021 na Embaixada da Romênia em Brasília, para realização do Cerimonial de Juramento da Cidadania de 16 integrantes da comunidade, inclusive da Diretora Cultural do Consulado, professora Florentina Müller Gruhlke. Também nessa última semana, coincidindo com o Encontro Regional, chegaram várias cartas de aprovações de cidadanias e muitas das quais sendo de descendentes da família Ruscheinsky.
Do encontro participaram principalmente descendentes de romenos moradores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí. "Tivemos também a participação de descendentes romenos de Pato Branco-PR, entre outros lugares", explica o presidente Adriano. Foram servidas em torno de 300 jantas típicas, com destaque para os "Dampfnudeln" ao molho, tudo preparado com muito carinho pelas descendentes e ajudantes que moram na Linha Santo Antônio.
Disponível no Facebook