A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC, com pesar comunica o falecimento do associado Pedro Muller, 87 anos, residente na comunidade de Linha Santo Antônio, Itapiranga SC. Pedro Mueller foi sócio fundador, colaborador e cooperador da Associação. Membro ativo e participante dos encontros regionais dos Romenos e incentivador na preservação da cultura Romena na comunidade.
A toda a sua família nossos sentimentos e agradecimentos pela dedicação e trabalhos realizados na comunidade. Sentiremos muito a sua ausência.
A comunidade Romena do Extremo Oeste de SC, está enlutada.
O 29º Encontro da Associação dos Descendentes Romenos Bessarabianos realizado no último sábado (30/11) na comunidade de Linha Santo Antônio, Itapiranga-SC, contou com ilustre presença do Embaixador da Romênia no Brasil Valeriu Rusu e o Cônsul Geral de Santa Catarina Edson Roberto Dreher, além dos prefeitos Jorge Welter de Itapiranga, Lúcio Mallmann de Iporã do Oeste, vice-prefeito de Tunápolis Aquiles Bamberg, e representando o prefeito de São João do Oeste, Felícia Theisen. A condução de todo encontro ficou por conta do presidente da Associação, Canísio Muller.
A programação iniciou pelas 18h30 com recepção dos visitantes e entrada solene das bandeiras da Romênia e do Brasil, seguida de breve encenação com objetos que fizeram parte da vida dos imigrantes para a nova pátria, seguida de assembleia da Associação, apresentações culturais, homenagens, jantar com cardápio típico da culinária romena, e exposição de artesanato e roupas típicas romenas genuínas feitas pelas artesãs da comunidade regional.
O embaixador da Romênia, Valeriu Rusu, que pela primeira vez participa do Encontro dos Romenos, falou da satisfação de estar presente no evento e que acompanha o desenvolvimento da Associação.
A diretora cultural do consulado e professora/pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, conduziu as homenagens e apresentações culturais que tiveram a participação especial da cantora Leone Schafer e do instrumentista Hugo Gemmer, e deram um brilho todo especial ao evento deste sábado. De acordo com a professora Florentina, neste ano foram encaminhados 164 processos de cidadania via Consulado de Iporã do Oeste, sendo que os primeiros fizeram o juramento e receberam do Cônsul Valeriu Rusu os documentos de cidadãos romenos a partir desta data. "Este é um momento histórico, pois depois de 10 anos de muito trabalho envolvendo a Associação, o governo romeno começa a reconhecer seus filhos, concedendo-lhes a cidadania", comemorou a professora.
Saiba mais
A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, algumas ainda vivas e apesar da idade avançada, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste sábado.
A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.
O Consulado Geral da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste no ano de 2014, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. O órgão auxilia os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Album de fotos: Festa dos Romenos 2019 (84)
O Consulado, com sede em Iporã do Oeste, foi inaugurado em novembro de 2014.
De acordo com o Cônsul Edson Roberto Dreher, a mudança da classe consular foi recebida com muita surpresa e orgulho.
O Cônsul explica que o Governo Romeno, por meio do embaixador Stefan Mera, propôs a mudança de Consulado Honorário para Consulado Geral Honorário em Iporã do Oeste e abrangência em todo o estado e também a mudança de Cônsul Honorário para Cônsul Geral Honorário da Romênia.
Edson Roberto Dreher destaca que esta é a mais alta classe de um consulado e seu cônsul e representa o reconhecimento do Governo Romeno pelas atividades desempenhadas nos cinco anos do consulado.
A partir desta mudança, ocorreu a nomeação de diretora cultural, cargo para o qual foi nomeada a professora e historiadora Florentina Muller Gruhlke.
O Cônsul Geral Honorário da Romênia esclarece que, com a nomeação de diretora cultural, será possível ampliar o planejamento cultural na região e em todo o estado, levando em conta que muito trabalho já foi realizado nos últimos anos em conjunto com a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste.
Edson Roberto Dreher cita a retomada dos trajes típicos, o artesanato, as aulas no idioma romeno em parceria com a Uceff de Itapiranga e o auxílio em intercâmbios e estudos na Romênia.
O Cônsul destaca também o encaminhamento da cidadania Romena, sendo que mais de 100 pedidos já foram realizados. O próprio Cônsul obteve a cidadania Romena no final de maio. O Consulado também passa a contar com um site, www.consuladogeralromenia.com.br, pelo qual podem ser esclarecidas dúvidas diversas dos descendentes, além de agendamentos de reuniões.
O Consulado está instalado em sede própria, na rua São Paulo 23, em Iporã do Oeste. Em toda a região são cerca de seis mil descendentes romenos.
Fonte: Rede Peperi
Disponível no Facebook