Homenagem Póstuma a Nicodemus Muller
Um Legado de Paz, Raízes e a Memória da Terra Natal
☆ 17 de janeiro de 1929 +08 de abril de 2026
Com profundo pesar, a comunidade romena-bessarabiana comunica o falecimento do presidente fundador da Associação, nosso sempre presidente, o imigrante Nicodemus Muller, aos 97 anos.
Uma travessia pela paz
Nicodemus nasceu em 17 de janeiro de 1929, em Krasna, na Bessarábia, Romênia. Sua vinda ao Brasil, com apenas alguns meses de idade, não foi uma simples mudança, mas um ato de coragem e princípios de seu pai. Veterano da Primeira Guerra Mundial, seu pai decidiu cruzar o oceano movido por uma convicção profunda: a de que jamais voltaria a erguer uma arma para matar um semelhante. “Nós vamos embora, nem que seja para o mato mais profundo, mas não quero mais matar meu irmão”, dizia ele. Nicodemus cresceu sob esse ensinamento, compreendendo cedo que a guerra é um mal onde ninguém ganha, todos perdem.
O guardião das conexões perdidas
A história de Nicodemus foi marcada pelo silêncio imposto pela distância e pela política. Ele testemunhou a dor de sua família ao ver as comunicações com a pátria serem cortadas pela Segunda Guerra e pelo regime soviético. Durante décadas, o paradeiro de irmãos e parentes que ficaram na Europa foi um mistério doloroso. Talvez por isso, Nicodemus tenha dedicado sua vida a garantir que as gerações futuras nunca mais perdessem esse vínculo.
O fundador e o primeiro presidente
Em 17 de janeiro de 1989 — no dia de seu 60º aniversário —, ele transformou a saudade em ação ao ajudar a fundar a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. Como seu primeiro presidente por dez anos, ele foi o alicerce que deu forma aos encontros, à identidade e ao reconhecimento da nossa comunidade. Em 2015, com a sabedoria de quem plantou para o futuro, declarou: “Espero que a nova geração continue o trabalho. Eu acredito, pois agora já temos contatos mais diretos com a Romênia”.
O reencontro com a terra sagrada
Um dos momentos mais emblemáticos de sua jornada ocorreu no 25º Encontro da Associação, quando recebeu das mãos do Cônsul Honorário Edson R Dreher um frasco de terra preta trazida diretamente da Romênia. Aquela “terra de planícies férteis” que ele conhecia apenas pelas narrativas de seus pais, finalmente voltou às suas mãos, fechando um ciclo de quase um século de imigração.

Condolências e Legado
Seu incansável esforço para reunir os romenos e seus descendentes em uma grande Associação jamais será esquecido, deixando um legado de união, identidade e fortalecimento cultural.
Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos.
Consulado Honorário da Romênia em Santa Catarina
Cônsul Honorário: Edson Roberto Dreher
Associação dos Romenos Bessarabianos