A Associação dos Romenos Bessarabianos promoveu no último sábado (2/12), em parceria com a comunidade de Santo Antônio, o 32º Encontro de romenos e descendentes. De acordo com o presidente, Alexandre Ruscheinsky, o evento tradicional da Associação é realizado neste período pela passagem do Dia do Romeno, comemorado em 1º de dezembro.

Prestigiaram o  encontro os prefeitos de Itapiranga, Alexandre Gomes Ribas, de São João do Oeste, Genésio Marino Anton, e de Tunápolis Marino Frey; além do secretário de Saúde de Mondaí, Guinter Otto Dreher, representando o prefeito Valdir Rubert. Esteve também presente o casal Nicodemus e Rufina Kunz Muller (95), vindos da Romênia, que receberam homenagem da Associação. "Somos todos muito gratos pelo trabalho desenvolvido pelo seu Nicodemus, nosso sempre presidente de honra, pois iniciou e conduziu a Associação por muitos anos".

Além do encontro, que contou com a participação da chef de cozinha Irina Chirilean e seu marido Stefan, proprietários do Restaurante Mon Cheri Bistro no município de Pomerode/SC. Eles prepararam o "sarmale", tradicional prato da Romênia, junto com as cozinheiras voluntárias, que no anos passado fizeram curso da culinária romena. O grupo também fez o preparo do "dampfnudel" ao molho, outro prato típico sempre servido nos encontros dos romenos. Um grupo da comunidade também fez o preparo da carne de porco no tacho, também muito apreciada em nossa região. O presidente da Associação, Alexandre Ruscheinsky, agradeceu o apoio da comunidade na organização dos encontros realizados há mais de três décadas.

O encontro também contou com a participação especial do Coral 9 de Maio da Linha Santo Antônio sob a regência do maestro Querino Schneider, que interpretou seis lindas canções. A convite também da diretoria, o empresário e músico, Maikel Frey, se apresentou durante o jantar e também interpretou no violino o Hino da Romênia na abertura das festividades. 

Do encontro participaram principalmente descendentes de romenos moradores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí, além de visitantes de municípios mais distantes. Foram servidas em torno de 300 jantas. 

Fotos do Encontro dos Romenos 2023