Nesta semana mais um capítulo extraordinário foi escrito na história da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. Ao completar 34 anos de criação, a entidade foi contemplada com uma apresentação cultural de danças e músicas de alunos da Universidade Transilvânia de Brasov. A comitiva que esteve em Iporã do Oeste nesta segunda-feira (29/5) veio organizada pela Embaixada da Romênia no Brasil e contou com 27 participantes, dentre a Embaixadora, Mônica Mihaela Stirbu; Cônsul da Embaixada, Florin Marian Palade; Reitor da Universidade Transilvânia de Brasov, Ioan Abrudan, professores e acadêmicos de música e dança. Toda programação contou com o apoio da Associação dos Romenos, Embaixada e Consulado da Romênia, Associação Empresarial e Prefeitura de Iporã do Oeste.

A delegação chegou no município próximo ao meio dia e foi recepcionada no Iporã Piscina Clube para almoço e lançamento da missão empresarial para Romênia: Negócios Além das Fronteiras, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc; e Associação Empresarial de Iporã do Oeste - Aciio. A missão, que acontece de 16 a 24 de setembro deste ano, vai envolver empresários de todo o grande Oeste catarinense e será uma forma de estreitar ainda mais a relação entre os dois países. O Cônsul Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher, ressaltou que a região Oeste sairá fortificada também com a assinatura de um acordo bilateral na área educacional entre o Centro Universitário UCEFF de Itapiranga e a Universidade Transilvânia, de Brasov.

A Associação brindou a comitiva com um almoço preparado a base de carnes, pois este foi um dos pedidos dos visitantes. Ainda organizou, com a parceria do Indaci, um momento cultural apresentando danças e músicas gauchescas coordenada pelo professor Luis Vedovato, além de uma apresentação no violino do descendente romeno, Jean Melchiors.

Na parte da tarde aconteceu o concerto de música folclórica tradicional da Romênia no clube do CTG Herança Pampeana, que contou com grande número de associados e comunidade iporã oestina, além de autoridades regionais e representantes da cultura dos municípios. 

O presidente da Associação Alexandre Ruscheinski aproveitou o momento para agradecer todo empenho do Cônsul Edson Dreher e da Embaixadora Mônica para proporcionar este espetáculo no município. Ele lembrou que o grupo só irá se apresentar em três momentos no Brasil, Rio de Janeiro, Brasilia e no extremo oeste de Santa Catarina. “Agradecemos também todo empenho da Prefeitura, através do setor cultural, e a Associação Comercial para organizar a recepção da comitiva e todo evento em nossa cidade”. 

Já o prefeito Adélio Marx disse que “Iporã do Oeste vive um momento histórico com a vinda da comitiva da Romênia para se apresentar aqui”. 

O evento proposto pela Embaixada para Iporã do Oeste foi alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações diplomáticas entre a Romênia e o Brasil.

Mais fotos sobre o evento