A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina esteve reunida de forma virtual no último sábado, 8 de maio, para eleição e posse da nova diretoria. De acordo com o presidente, Canísio Muller, a pauta da reunião contou com prestação de contas realizada pelo tesoureiro Jackes Zundel, seguida da eleição da diretoria.

A assembleia contou com a participação do Embaixador Stefan Mera, do Cônsul Edson Dreher e da Diretora Cultural do Consuldado, professora Florentina Muller Gruhlke, além de associados e membros da diretoria.

A nova diretoria, com mandato até maio de 2023, ficou assim constituída: Adriano Soehn – Presidente; Jackes Leandro Zundel - Vice-presidente; Jaime André Klein -Secretário; Carlete Maria Thomé - Vice-secretária; Alexandre Engel Ruscheinsky – Tesoureiro; Deise Soehn - Vice-tesoureira; Conselho fiscal (efetivos) - João Pedro Welter, Éverton Cristiano Dreher e Jorge Schroeder; (suplentes) Felícia Muller Theisen, Adriano Engel Ruscheinsky e Canisio Muller. Diretor de comunicação social - Sadi José Reckziegel e Diretor cultural - Douglas Orestes Franzen. Foram ainda indicados os seguintes nomes para participar da Comissão Especial, que vão tratar do projeto da comunidade de Santo Antônio: João Pedro Welter, Éverton Cristiano Dreher, e Canisio Muller.

Em assuntos gerais a Associação fez breve homenagem ao Embaixador Stefan Mera, que está retornando à Romênia ainda no mês de maio, deixando os serviços diplomáticos aqui no Brasil. Canísio Muller relatou que o Embaixador esteve com a Associação, participando do encontro em Tunápolis no ano de 2017, e do encontro em Linha Santo Antônio, Itapiranga, no ano de 2018. Agradeceu os serviços prestados em defesa da Associação e o acompanhamento dos pedidos de cidadania realizados pelos descendentes via Consulado. “Domnul Ambasador, suntem etern foarte recunoscători” (Senhor Embaixador, somos eternamente gratos).

O Cônsul Edson e a professora Florentina também falaram dos trabalhos desenvolvidos no período, principalmente de encaminhamento de pedidos de Cidadania Romena. Ressaltaram que continuam a disposição da Associação para o desenvolvimento de diversos projetos já comentados com a diretoria e que deverão ser desenvolvidos na medida do possível no pós pandemia.