Associação dos Romenos vive mais um momento histórico

Nesta semana mais um capítulo extraordinário foi escrito na história da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. Ao completar 34 anos de criação, a entidade foi contemplada com uma apresentação cultural de danças e músicas de alunos da Universidade Transilvânia de Brasov. A comitiva que esteve em Iporã do Oeste nesta segunda-feira (29/5) veio organizada pela Embaixada da Romênia no Brasil e contou com 27 participantes, dentre a Embaixadora, Mônica Mihaela Stirbu; Cônsul da Embaixada, Florin Marian Palade; Reitor da Universidade Transilvânia de Brasov, Ioan Abrudan, professores e acadêmicos de música e dança. Toda programação contou com o apoio da Associação dos Romenos, Embaixada e Consulado da Romênia, Associação Empresarial e Prefeitura de Iporã do Oeste.

A delegação chegou no município próximo ao meio dia e foi recepcionada no Iporã Piscina Clube para almoço e lançamento da missão empresarial para Romênia: Negócios Além das Fronteiras, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc; e Associação Empresarial de Iporã do Oeste – Aciio. A missão, que acontece de 16 a 24 de setembro deste ano, vai envolver empresários de todo o grande Oeste catarinense e será uma forma de estreitar ainda mais a relação entre os dois países. O Cônsul Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher, ressaltou que a região Oeste sairá fortificada também com a assinatura de um acordo bilateral na área educacional entre o Centro Universitário UCEFF de Itapiranga e a Universidade Transilvânia, de Brasov.

A Associação brindou a comitiva com um almoço preparado a base de carnes, pois este foi um dos pedidos dos visitantes. Ainda organizou, com a parceria do Indaci, um momento cultural apresentando danças e músicas gauchescas coordenada pelo professor Luis Vedovato, além de uma apresentação no violino do descendente romeno, Jean Melchiors.

Na parte da tarde aconteceu o concerto de música folclórica tradicional da Romênia no clube do CTG Herança Pampeana, que contou com grande número de associados e comunidade iporã oestina, além de autoridades regionais e representantes da cultura dos municípios. 

O presidente da Associação Alexandre Ruscheinski aproveitou o momento para agradecer todo empenho do Cônsul Edson Dreher e da Embaixadora Mônica para proporcionar este espetáculo no município. Ele lembrou que o grupo só irá se apresentar em três momentos no Brasil, Rio de Janeiro, Brasilia e no extremo oeste de Santa Catarina. “Agradecemos também todo empenho da Prefeitura, através do setor cultural, e a Associação Comercial para organizar a recepção da comitiva e todo evento em nossa cidade”. 

Já o prefeito Adélio Marx disse que “Iporã do Oeste vive um momento histórico com a vinda da comitiva da Romênia para se apresentar aqui”. 

O evento proposto pela Embaixada para Iporã do Oeste foi alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações diplomáticas entre a Romênia e o Brasil.

Mais fotos sobre o evento