Governo romeno financia projeto do ensino da língua na região
A Associação dos Romenos Bessarabianos comemora a aprovação do projeto Aprender Romeno pelo programa do Departamento de Políticas para as Relações com os Romenos no Exterior.
O programa foi criado pelo Governo Romeno, com o intuito de legitimar as comunidades Romenas fora do país, bem como, auxiliá-las na sua identidade educacional, cultural e religiosa.
A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC, instalada na linha Santo Antônio, município de Itapiranga, foi criada em 1989 e integra associados imigrantes e descendentes dos cinco municípios da região: Itapiranga Mondai, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Tunápolis e atualmente é a única Associação Brasileira legalmente cadastrada e reconhecida pelo Governo Romeno.
Aprender Romeno é o primeiro e único projeto desses no Brasil, justifica-se pelo fato que aprender a língua Romena é a condição fundamental e primordial para a Associação com seus imigrantes remanescentes e descendentes terem a possibilidade de estreitarem seus laços com o País da Romênia, com o intuito de recuperar e manter a identidade cultural, educacional e religiosa, cujos objetivos são previstos pelo programa do Governo Romeno.
O objetivo geral recuperar e manter a identidade linguística e cultural Romena na comunidade Romena do Extremo Oeste de Santa Catarina, e será gerenciado e coordenado exclusivamente pela referida Associação, em parceria com FAI Faculdades e com o auxílio de uma professora – tutora Romena nata, residente em Florianópolis.
A coordenação do projeto está mantendo os primeiros contatos com a gerência geral do programa na Romênia e assim que for liberado o recurso solicitado, serão iniciadas e executadas as etapas e metas previstas.
Everton Cristiano Dreher – Presidente
Florentina Muller Gruhlke – Coordenadora