No último sábado (4/12) a Associação dos Romenos Bessarabianos promoveu, em parceria com a comunidade de Santo Antônio, o 30º Encontro. De acordo com o presidente, Adriano Soehn, o evento tradicional da Associação é realizado neste período pela passagem do Dia do Romeno, comemorado em 1º de dezembro. 

 

Além do tradicional encontro, que contou com a participação do prefeito de Itapiranga Alexandre Ribas e do Cônsul Edson Dreher, o professor Douglas Franzen aproveitou o momento para lançar o livro de sua autoria que conta a história da família Ruscheinsky. Douglas destaca que o livro é um retrato não só da sua família, porém de todas que no período pós primeira guerra mundial abandonaram suas terras na Bessarábia/Romênia e foram a procura de novos lugares. "O livro ´Da Bessarábia para o Brasil: a história da família Ruscheinsky´, retrata a trajetória dos descendentes de Johannes e Rufina e seus filhos: Agnes, Anton, Josef, Agatha, Catarina, Otilia, Lydia e Ida, imigrantes bessarabianos-romenos", destaca o professor. 

 

O Cônsul Geral Honorário Edson Roberto Dreher, em sua manifestação, parabenizou a todos pela organização do belíssimo evento e registrou que esse ano teve a recepção da nova embaixadora Monica Mihaela Ştirbu, no dia 30/10/2021 na Embaixada da Romênia em Brasília, para realização do Cerimonial de Juramento da Cidadania de 16 integrantes da comunidade, inclusive da Diretora Cultural do Consulado, professora Florentina Müller Gruhlke. Também nessa última semana, coincidindo com o Encontro Regional, chegaram várias cartas de aprovações de cidadanias e muitas das quais sendo de descendentes da família Ruscheinsky.

 

Do encontro participaram principalmente descendentes de romenos moradores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí. "Tivemos também a participação de descendentes romenos de Pato Branco-PR, entre outros lugares", explica o presidente Adriano. Foram servidas em torno de 300 jantas típicas, com destaque para os "Dampfnudeln" ao molho, tudo preparado com muito carinho pelas descendentes e ajudantes que moram na Linha Santo Antônio. 

 

Fotos do Encontro dos Romenos 2021