O resgate da língua Romena é um dos pilares da atual Diretoria da Associação dos Romenos. Por intermédio do Consulado da Romênia de Iporã do Oeste representada pelo Consul Edson Roberto Dreher, foi ofertado a Diretoria um curso de Língua Romena que foi ministrado pela Diretora Cultural e Professora de Línguas, Florentina Müller Gruhlke.
O curso foi realizado via plataforma Meet nos Sábados a tarde, com carga horária de 20h, o que proporcionou um enorme aperfeiçoamento e aprendizado aos integrantes da atual diretoria. A associação agradece a Professora pela dedicação e pela disponibilidade.
Importante frisar que a procura pelo aprendizado básico da língua é grande, que também é um dos requisitos para obtenção da Cidadania, pois se faz necessária na hora do Juramento. A associação está fazendo um estudo para ver a possibilidade de parceria com o Consulado para uma nova turma, e assim que tiver um parecer será feita divulgação a todos interessados.
A associação está de portas abertas a todos descendentes Romenos. Parabéns aos envolvidos nesse magnífico trabalho e desafio.
 
Adriano Soehn
Presidente