O 29º Encontro da Associação dos Descendentes Romenos Bessarabianos realizado no último sábado (30/11) na comunidade de Linha Santo Antônio, Itapiranga-SC, contou com ilustre presença do Embaixador da Romênia no Brasil Valeriu Rusu e o Cônsul Geral de Santa Catarina Edson Roberto Dreher, além dos prefeitos Jorge Welter de Itapiranga, Lúcio Mallmann de Iporã do Oeste, vice-prefeito de Tunápolis Aquiles Bamberg, e representando o prefeito de São João do Oeste, Felícia Theisen. A condução de todo encontro ficou por conta do presidente da Associação, Canísio Muller. 

A programação iniciou pelas 18h30 com recepção dos visitantes e entrada solene das bandeiras da Romênia e do Brasil, seguida de breve encenação com objetos que fizeram parte da vida dos imigrantes para a nova pátria, seguida de assembleia da Associação, apresentações culturais, homenagens, jantar com cardápio típico da culinária romena, e exposição de artesanato e roupas típicas romenas genuínas feitas pelas artesãs da comunidade regional. 

O embaixador da Romênia, Valeriu Rusu, que pela primeira vez participa do Encontro dos Romenos, falou da satisfação de estar presente no evento e que acompanha o desenvolvimento da Associação. 

A diretora cultural do consulado e professora/pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, conduziu as homenagens e apresentações culturais que tiveram a participação especial da cantora  Leone Schafer e do instrumentista Hugo Gemmer, e deram um brilho todo especial ao evento deste sábado. De acordo com a professora Florentina, neste ano foram encaminhados 164 processos de cidadania via Consulado de Iporã do Oeste, sendo que os primeiros fizeram o juramento e receberam do Cônsul Valeriu Rusu os documentos de cidadãos romenos a partir desta data. "Este é um momento histórico, pois depois de 10 anos de muito trabalho envolvendo a Associação, o governo romeno começa a reconhecer seus filhos, concedendo-lhes a cidadania", comemorou a professora. 

Saiba mais

A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, algumas ainda vivas e apesar da idade avançada, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste sábado.
A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

O Consulado Geral da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste no ano de 2014, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. O órgão auxilia os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Album de fotos: Festa dos Romenos 2019 (84)