Neste domingo (27/09) a Associação dos Romenos Bessarabianos do Oeste de Santa Catarina promoveram na Linha Laranjeira, Itapiranga, o 25º Encontro dos descendentes. O evento iniciou com momento religioso seguido de assembleia da Associação. O primeiro presidente da Associação, Nicodemus Muller, fez breve relato histórico lembrando detalhes da criação da entidade nos anos de 1989/90.

"Hoje estamos promovendo o 25º Encontro e esperamos continuar assim. Fui presidente nos dez primeiros anos da entidade e espero que a nova geração continue o trabalho. Eu acredito, pois agora já temos contatos mais diretos com a Romênia a partir da implantação do consulado em Santa Catarina", disse seu Nicodemus.

Já o Cônsul Honorário, Edson Dreher, aproveitou o momento para falar de sua viagem à Romênia no mês de maio quando fez diversos contatos com o governo daquele país. Ao final da fala e apresentação de algumas fotos fez homenagem aos imigrantes presentes Ida Welter, Nicodemos Muller e esposa Rufina e também ao Johannes Söhn, entregando lembrança - frasco de terra preta que ele trouxe da Bessarábia, Romênia, região de onde saíram os Imigrantes nos anos de 1930 e nunca mais retornaram. Este foi um momento de muita emoção e de aplausos, já que fez menção a fertilidade daquela terra e os homenageados lembraram que seus pais falavam muito dessa terra preta.

O professor universitário da Federal Rural do Pernambuco, natural da Romênia, Lucian Bogdan Bejan, falou da satisfação e emoção de participar do 25º Encontro de descendentes Romenos. Ele veio para Itapiranga ainda na sexta-feira quando fez palestra para acadêmicos de Administração e Gestão da Tecnologia da Informação, e alunos do curso do idioma romeno, e no sábado ficou o dia inteiro lecionando romeno na FAI Faculdades. Lucian deixou seu contato para possíveis encaminhamentos na Romênia.

Também deixaram sua mensagem o prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt, o secretário de desenvolvimento regional, Miguel Schneider, o prefeito de Itapiranga e descendente romeno, Milton Simon. O Bispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir, acompanhado do pároco, Padre Dionisio, também participaram do evento. A tarde o prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, também se fez presente.

O evento seguiu após a assembleia no Clube da comunidade onde foram servidos mais de 300 almoços a base de pratos típicos da Romênia, principalmente os bolinhos de massa no vapor (Dampfnudel), strudel de queijo (Kesse-strudel), molho de frango, batata, carne frita de porco, entre outros. A festa também contou com a tradicional tenda de bordados com muitos brindes arrecadados com as empresas da região. A festa seguiu com muita música da banda Os Liberais.

O próximo encontro será em Iporã do Oeste em 2016.

Veja as fotos da Festa dos Romenos 2015