Aproveitando a passagem do professor Dr. Lucian Bogdan Bejan pela região neste final de semana, os cursos de Administração e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) promoveram palestra no auditório do Bloco C sobre o ensino superior. Lucian é natural da Romênia, onde cursou física, vindo para o Brasil (Recife) em 1996 para cursar o doutorado. Em seu currículo consta vasta experiência em gestão no ensino superior em Recife.

O professor apresentou um panorama da educação superior em Pernambuco e fez comparações com a Romênia. Ele disse que veio para o sul do Brasil no máximo até Curitiba, e que agora está conhecendo esta região do Oeste de Santa Catarina em função de aqui ter uma Associação de descendentes romenos. Os acadêmicos e professores participantes fizeram diversos questionamentos sobre o nordeste e também a Europa.

Um dos questionamentos feitos pela Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, teve como foco a Física e a Gestão, quando o palestrante disse que a maneira de pensar da sua área possibilita simplificar os desafios encontrados. "Simplifique tudo que puder", respondeu o professor. Esteve também acompanhando a palestra a turma que estuda o idioma romeno na FAI, pertencente a Associação dos Romenos, que também fizeram algumas indagações. O Secretário Regional, Miguel Schneider, egresso da Instituição, também esteve participando da atividade e fez considerações.

O Cônsul Honorário da Romênia para o Estado de Santa Catarina, Edson Dreher, junto com a Associação de Romenos proporcionaram a palestra aos acadêmicos da FAI Faculdades. A Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, que acompanhou toda palestra, agradeceu a parceria com a Associação de Romenos e ao Cônsul pela atividade oferecida na Instituição.

Matéria publicada no site da FAI Faculdades. Saiba mais em http://goo.gl/eYutKL