Associação dos Romenos promove 32º Encontro

 

A Associação dos Romenos Bessarabianos promoveu no último sábado (2/12), em parceria com a comunidade de Santo Antônio, o 32º Encontro de romenos e descendentes. De acordo com o presidente, Alexandre Ruscheinsky, o evento tradicional da Associação é realizado neste período pela passagem do Dia do Romeno, comemorado em 1º de dezembro.

Prestigiaram o  encontro os prefeitos de Itapiranga, Alexandre Gomes Ribas, de São João do Oeste, Genésio Marino Anton, e de Tunápolis Marino Frey; além do secretário de Saúde de Mondaí, Guinter Otto Dreher, representando o prefeito Valdir Rubert. Esteve também presente o casal Nicodemus e Rufina Kunz Muller (95), vindos da Romênia, que receberam homenagem da Associação. “Somos todos muito gratos pelo trabalho desenvolvido pelo seu Nicodemus, nosso sempre presidente de honra, pois iniciou e conduziu a Associação por muitos anos”.

Além do encontro, que contou com a participação da chef de cozinha Irina Chirilean e seu marido Stefan, proprietários do Restaurante Mon Cheri Bistro no município de Pomerode/SC. Eles prepararam o “sarmale”, tradicional prato da Romênia, junto com as cozinheiras voluntárias, que no anos passado fizeram curso da culinária romena. O grupo também fez o preparo do “dampfnudel” ao molho, outro prato típico sempre servido nos encontros dos romenos. Um grupo da comunidade também fez o preparo da carne de porco no tacho, também muito apreciada em nossa região. O presidente da Associação, Alexandre Ruscheinsky, agradeceu o apoio da comunidade na organização dos encontros realizados há mais de três décadas.

O encontro também contou com a participação especial do Coral 9 de Maio da Linha Santo Antônio sob a regência do maestro Querino Schneider, que interpretou seis lindas canções. A convite também da diretoria, o empresário e músico, Maikel Frey, se apresentou durante o jantar e também interpretou no violino o Hino da Romênia na abertura das festividades. 

Do encontro participaram principalmente descendentes de romenos moradores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí, além de visitantes de municípios mais distantes. Foram servidas em torno de 300 jantas. 

Fotos do Encontro dos Romenos 2023


Featured

RESGATE HISTÓRICO DAS FAMÍLIAS ROMENAS: WEBER

 
A família Weber é natural de Krasna/Akkerman, na Bessarábia/Romênia. Imigrou para o Brasil no ano de 1930 acompanhando outras famílias católicas que saíram da região em virtude das instabilidades territoriais e da expansão imperialista russa. Chegaram ao porto de Rio Grande de onde se deslocaram para a colônia Porto Novo, Itapiranga-SC. Sabe-se que moraram em várias localidades e por fim estabeleceram-se na Linha Laranjeira, interior de Itapiranga.
 
Kaspar Weber nasceu em 23 de julho de 1876, filho de Martin Weber e Theresia Schulz. É o segundo filho do casal e teve oito irmãos: Anton, Ludwina, Katharina, Ludwig, Melchior, Michael, Regina e Apollonia. Casou-se em 12 de outubro de 1898 com Amalia Paul, nascida em 16 de junho de 1879 em Krasna/Akkerman, filha de Josef Paul e Helena Arnold.
 
Kaspar e Amalia tiveram nove filhos nascidos em Krasna: Regina nascida em 15 de julho de 1900; Veronika nascida em 9 de abril de 1903; Johanna nascida em 9 de abril de 1904; Anton nascido em 9 de junho de 1906; Germana nascida em 1 de março de 1910; Maria nascida em 25 de março de 1912; Martin nascido em 13 de abril de 1914; Josef nascido em 1917; Johannes nascido em 19 de julho de 1919. Sabe-se que a filha Veronika, que se tornou freira religiosa, não veio para o Brasil e ficou na
 
Romênia com destino incerto após 1940 com a saída dos alemães da região. O filho Anton veio antes de 1930 para o Brasil, ainda solteiro. A filha Johanna veio para o Brasil em 1930 casada com Lucas Paul e já com um filho Anton.
Fotos: Arquivo de Marlise Moesch e Elisa Bieger
Fonte de pesquisa: The Krasna Projekt e Krasna Photo Collection.
 
Featured

RESGATE HISTÓRICO DAS FAMÍLIAS ROMENAS: DEISS

 
Família de Israel Deiss
 
A distante Bessarábia era a terra de origem da família Deiss, lá viviam praticando a agricultura e convivendo com a comunidade pacata do vilarejo chamado Teplitz, na época território da Romênia. O jovem Israel Deiss, nascido em Teplitz, Bessarábia em 1899, casou-se em 1919 com Emma Müller, logo ao final da Primeira Guerra Mundial, o casal teve uma filha, Frieda Deiss, mas o destino foi cruel e em 1922 falece sua esposa Emma, deixando viúvo o jovem Israel com sua filha pequena. Ele, diante da necessidade de continuar e progredir, casou-se novamente em 1923 com Adelina Fiechtner, nascida no vilarejo vizinho de Eigenfeld, também na Bessarábia. O casal teve seu primeiro filho, Artur Deiss, nascido em 20 de março de 1926 em Teplitz, Bessarábia, então território da Romênia, Diante das difíceis condições de vida e da eminente ameaça de uma nova guerra, a família Deiss decidiu emigrar para o Brasil, viajando a Bordo do navio a Vapor Antônio Delfino, saindo do Porto de Hamburgo na Alemanha e como destino o Porto de Rio Grande, no Brasil, logo chegando no novo país foram encaminhados para o Noroeste do Rio grande do Sul, onde a colonizadora os encaminhou para a nova colônia, Porto Feliz, atual Mondaí, chegando aqui no ano de 1930 juntamente com as famílias Balmer, Dreher de credo Evangélico Luterano e outras família Católicas que foram encaminhadas para Porto Novo, atual Itapiranga.
 
Inicialmente a família se instalou na Linha Mondaizinho, como agricultores o que era comum na vida dos pioneiros desta terra, em Mondaí o casal teve mais 6 filhos: Helmut, Clara, Johanes, Adolfo, Alma (falecida criança) e Adelina. Vivendo eu sua propriedade os filhos foram crescendo no interior de Mondaí, onde prematuramente a família sofreu com a morte do pai Israel e os problemas de saúde da mãe Adelina, fizeram com que os filhos, principalmente o primogênito Artur tivessem que assumir as tarefas cotidianas para garantir o sustento de todos.
 
Em 1946 a filha mais velha de Israel, Frieda se casou com Friedrich Zundel, também nascido na Romenia, o jovem casal passou a viver da agricultura e construíram assim sua família, já em 1949, com apenas 23 anos, Artur desafiou-se para iniciar sua vida no mundo do empreendedorismo, com um pequeno matadouro e picador de carnes. Ainda naquele ano Artur de casou com Selma Moeller, com quem compartilhou os desafios da vida e constituiu família, tendo sete filhos.
 
A doença da mãe desafiou Artur a encorajar-se numa longa viagem a Porto Alegre, buscando tratamento médico mesmo diante de tantas dificuldades financeiras, essa viagem que no inicio se mostrava como um sinal de esperança acabou sendo trágica, quando repentinamente sua mãe Adelina faleceu, distante de casa e dos outros filhos e familiares. O enterro acabou acontecendo em Porto Alegre, com a presença do solitário Artur e distante dos outros familiares, logo após esse triste ocorrido, Artur acaba voltando para Mondaí sem a mãe e com a triste noticia que assolou toda a família.
Anos mais tarde a família Deiss decidiu ampliar seus negócios, Artur se juntou com seus irmãos Helmut e Adolfo e assim criaram a firma Irmãos Deiss Ltda, onde atuaram em vários ramos do comercio de mercadorias, cereais, suínos, gado, madeireira, etc.
 
A Família Deiss foi muito importante para o desenvolvimento de Mondai e Região, tanto no ramo empresarial, comunitário e social, Artur Deiss era um homem que se preocupava com o próximo e o futuro das novas gerações, ele também atuou na esfera política como Vereador e posteriormente Prefeito de Mondaí, deixando sua marca e os frutos de seu trabalho.
 
A família Deiss chegou em Mondaí em 1930 e hoje já está na sexta geração, com seus filhos, netos, bisnetos, trinetos e tetranetos, que atuam nos mais diversos setores e vivem em muitas regiões do Brasil e até no exterior. Uma história que acaba sendo contada em poucas linhas, mas que com certeza tem muito conteúdo e nos dá orgulho das primeiras gerações que deram origem a mais de 250 descendentes e continua crescendo.
 
 
Featured

Associação promove curso de culinária típica Romena

 

Associação dos Romenos realizou importante curso de Culinária típica Romena, nos dias 14, 15 e 16 de junho na sede da associação na Linha Santo Antônio.
Participaram do curso, 17 mulheres orientadas pela chef de cozinha Irina Chirilean e seu marido Stefan, que possuem o Restaurante Mon Cheri Bistro no município de Pomerode/SC.
Diversos pratos da culinária Romena foram preparados, sendo eles: Sarmale, Ciorbă de Perișoare, Chiftele, Dovlecel Umplut, Mâncare de Mazăre, Ciorbița de Văcuță, Salata Beof, Varză Călită e Cozonac.

Os pratos foram degustados por convidados, integrantes da diretoria, tendo destaque a presença do Consul da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher.
“Tradicionalmente os Romenos têm sua festa no mês de dezembro onde é servido como prato principal “Dampfnudeln”, e agora com a realização desse curso haverá novidades para as próximas festas”, destaca o presidente da associação, Adriano Soehn.

O casal Irina e Stefan são naturais da Romênia e vieram morar no Brasil para fortalecer a gastronomia. Graças a disponibilidade do casal, bem como todo esforço feito pela Diretoria, e com apoio dos supermercados da Cooper A1 e Zeppelin, Sicoob Creditapiranga e família Deiss de Mondai foi possível a realização do evento.

“Muito obrigado a todos envolvidos principalmente as cursantes que se dedicaram e compareceram para o evento. Convidamos a todos que passarem por Pomerode para conhecerem o Restaurante Mon Cheri, na Rua Heinrich Passold 270, Centro. Reservas pelo fone (47) 988690660 ou pelo Instagram @moncheribistro”, agradecem e convidam Irina e Stefan.

Veja as fotos

Featured

Vídeos

Documentário da Associação de Descendentes Romenos

{youtube}gWDGnuxGWFQ{/youtube}

28º Encontro de Romenos conta com a presença do Embaixador Stefan Mera

{youtube}ful2yzfOoCs{/youtube}

Primeira visita da Embaixadora da Romênia Diana Anca Radu

{youtube}rAsqf0W9qgA{/youtube}

Inauguração do Consulado Honorário em Iporã do Oeste, Santa Catarina, Brasil

{youtube}Tf6_Iw6shvI{/youtube}

Alunos do projeto Aprender Romeno finalizam 120 horas de curso

{youtube}3yzAinhxypw{/youtube}

Featured

Nota de pesar

 Encontro dos Romenos 2019
 
A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC, com pesar e tristeza comunica o falecimento da senhora Florica Rodica Rusu, esposa do então Consul Valeriu Rusu, ocorrido na Romenia, hoje 06-07-2023.
 
A nossa grande comunidade Romena está de luto e entristecida pela partida da pessoa estimada por todos nós.
 
Mesmo diante da distância, externamos nossas profundas condolências ao Consul Valeriu, filhos, netos e amigos.
 
Estamos unidos em oração e assim, pedimos a Deus que conforte o coração dos entes queridos e que a esposa, mãe e avó Florica seja acolhida de braços abertos para seu merecido descanso eterno.

Associação participa de programação do Dia do Imigrante

A Associação esteve representada neste domingo (25/06) na programação alusiva ao Dia do Imigrante desenvolvida pela Igreja Matriz de Itapiranga. A atividade iniciou com recepção na Praça dos Imigrantes, próximo a Rodoviária, apresentações das diversas etnias representadas e seguiu com caminhada até o pavilhão da Igreja Matriz, onde aconteceu um almoço de confraternização. 

Associação dos Romenos vive mais um momento histórico

Nesta semana mais um capítulo extraordinário foi escrito na história da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. Ao completar 34 anos de criação, a entidade foi contemplada com uma apresentação cultural de danças e músicas de alunos da Universidade Transilvânia de Brasov. A comitiva que esteve em Iporã do Oeste nesta segunda-feira (29/5) veio organizada pela Embaixada da Romênia no Brasil e contou com 27 participantes, dentre a Embaixadora, Mônica Mihaela Stirbu; Cônsul da Embaixada, Florin Marian Palade; Reitor da Universidade Transilvânia de Brasov, Ioan Abrudan, professores e acadêmicos de música e dança. Toda programação contou com o apoio da Associação dos Romenos, Embaixada e Consulado da Romênia, Associação Empresarial e Prefeitura de Iporã do Oeste.

A delegação chegou no município próximo ao meio dia e foi recepcionada no Iporã Piscina Clube para almoço e lançamento da missão empresarial para Romênia: Negócios Além das Fronteiras, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc; e Associação Empresarial de Iporã do Oeste – Aciio. A missão, que acontece de 16 a 24 de setembro deste ano, vai envolver empresários de todo o grande Oeste catarinense e será uma forma de estreitar ainda mais a relação entre os dois países. O Cônsul Geral Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher, ressaltou que a região Oeste sairá fortificada também com a assinatura de um acordo bilateral na área educacional entre o Centro Universitário UCEFF de Itapiranga e a Universidade Transilvânia, de Brasov.

A Associação brindou a comitiva com um almoço preparado a base de carnes, pois este foi um dos pedidos dos visitantes. Ainda organizou, com a parceria do Indaci, um momento cultural apresentando danças e músicas gauchescas coordenada pelo professor Luis Vedovato, além de uma apresentação no violino do descendente romeno, Jean Melchiors.

Na parte da tarde aconteceu o concerto de música folclórica tradicional da Romênia no clube do CTG Herança Pampeana, que contou com grande número de associados e comunidade iporã oestina, além de autoridades regionais e representantes da cultura dos municípios. 

O presidente da Associação Alexandre Ruscheinski aproveitou o momento para agradecer todo empenho do Cônsul Edson Dreher e da Embaixadora Mônica para proporcionar este espetáculo no município. Ele lembrou que o grupo só irá se apresentar em três momentos no Brasil, Rio de Janeiro, Brasilia e no extremo oeste de Santa Catarina. “Agradecemos também todo empenho da Prefeitura, através do setor cultural, e a Associação Comercial para organizar a recepção da comitiva e todo evento em nossa cidade”. 

Já o prefeito Adélio Marx disse que “Iporã do Oeste vive um momento histórico com a vinda da comitiva da Romênia para se apresentar aqui”. 

O evento proposto pela Embaixada para Iporã do Oeste foi alusivo a Diáspora Romena, ou seja, maio é o mês dos Romenos que vivem no exterior e aos 95 anos de relações diplomáticas entre a Romênia e o Brasil.

Mais fotos sobre o evento

Assembleia define nova diretoria da Associação

No final da tarde deste domingo foi realizada na sede do Consulado em Iporã do Oeste a assembleia para eleição e posse da nova diretoria da Associação.  

Presidente: Alexandre Ruscheinsky
Vice Presidente: Marino Hagger
Tesoureiro: Deise Soehn
Vice: Jorge Schroeder
Secretaria: Bernadete Schnorrenberger
Vice: Carlete Thome
Comunicação social: Sadi Reckziegel
Diretor cultural: Jackes Zundel
Comissão de projetos:
Adriano Soehn
João Welter
Éverton Dreher
Conselho fiscal:
Adriano Ruscheinsky
Daniela Zundel
Patrícia Soehn
Suplentes do conselho:
Douglas Franzen
Canisio Muller
João Wilske

Resgate histórico das famílias bessarabianas-romenas: Anselmo e Marta Wagner

RESGATE HISTÓRICO DAS FAMÍLIAS BESSARABIANAS-ROMENAS: ANSELMO E MARTA WAGNER
Anselmo Wagner nasceu em Bosoha-Emmental, Bessarábia-Romênia em 1877, filho de Stanislaw Wagner e Aurora Plotzki e Marta Nagel Wagner nasceu em 1900 também em Bosoha-Emmental, filha de Jakob Nagel e Theresia Ganski. Foram imigrantes romenos que vieram ao Brasil, passando a morar provisoriamente em São Paulo e posteriormente estabelecendo-se na Colônia Porto Novo (Itapiranga-SC), na localidade de Linha Soledade, junto de outras famílias bessarabianas-romenas. Da Romênia o casal veio para o Brasil com três filhos: Zaheus, Melchior e Stanislaw. No Brasil nasceram outros quatro filhos: Jacó, José, Aloísio e Adolfo. O registro do passaporte em Bucareste foi de 2 de Janeiro de 1926, desembarcando no Porto de Santos em 17 de junho de 1926.
Zacheus, casou-se com Hildegard Hansen. Filhos: Almiro, Selvino, João, Darci, Leoni, Lúcia, Lucinda, Liane, Ari, Flávio e Eloi.
Stanislaw, casou-se com Ernita Vogt. Filhos: Anselmo, Dulce, Celse, João, Laurindo, Otávio, Isidoro, Clóvis, Marino, Roque, Cecília e Lizete.
Melchior casou-se com Adelina Müller, não tiveram filhos.
Jacob, casou-se com Ana Rech. Filhos: Antônio, Dionísio, Tarcísio, Anastácia, Inácio, Marta e Atalício.
José, casou-se com Adélia Vogt. Filhos: Roque, João, Isidoro, Cristiano, Cleonor, Salete, Madalena e Dulce.
Aloísio casou-se com Elma Müller. Filhos: Canísio, Clara, Marlene, Elma. Elma faleceu no parto da última filha e posteriormente Aloísio casou-se com Clarice Weber, tiveram dois filhos Solange (adotiva) e Fábio.
Adolfo casou-se com Erna Bamberg. Filhos: Cleide, Clóvis, Cléria e Claci.
Mateus, falecido quando bebê.
Lucas, falecido quando bebê
Elaboração: Douglas Franzen
Colaboração: Marino Mueller, Canísio Wagner e Almiro Wagner.
Fonte de Pesquisa: Krasna Photto Collection, Alemanha.