Neste sábado (1º/12) foi realizado na comunidade de Santo Antônio o 28º Encontro da Associação dos Descendentes Romenos Bessarabianos com a presença do Embaixador da Romênia no Brasil Stefan Mera.

A programação iniciou pelas 18h30 com recepção dos visitantes seguido de culto religioso, assembleia da Associação, jantar com cardápio típico da culinária romena, introdução de artesanato e roupas típicas romenas genuínas feitas pelas artesãs da comunidade, apresentações culturais e homenagens, como a realizada aos filhos e descendentes de todos os heróis e soldados romenos Bessarabianos na primeira Grande Guerra.

O Encontro em Santo Antônio contou também com a presença do Cônsul Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Roberto Dreher, presidente da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste Canísio Muller, professora pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, prefeito de Itapiranga Jorge Welter, prefeito de Tunápolis Renato Paulata acompanhado do vice-prefeito Aquiles Bamberg,  vice-prefeito de Iporã do Oeste Alexandre Ruscheinsky, e os representantes do prefeito de Mondaí, Guinther Dreher e de São João do Oeste, Felícia Theisen.

A grande novidade na Assembleia anunciada pelo presidente Canísio Muller e o coordenador do conselho de pastoral Isidoro Melz foi o anúncio da doação de área de terra da Mitra Diocesana para a Associação junto da escola municipal desativada para construção de espaço próprio para uso coletivo com a comunidade, que aprovou também esta doação. 

O prefeito de Itapiranga, descendente romeno Jorge Welter, anunciou a Lei Municipal que institui o Dia do Romeno, comemorado em 1º de dezembro, além de parcerias com a Associação para fortalecer a entidade. Já o cônsul honorário, Edson Roberto Dreher, falou dos contatos realizados no período para efetivar a doação da área na comunidade de Santo Antônio e que já tem a autorização do Reitor da UCEFF, Leandro Sorgato, para que os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil façam o projeto da obra no ano de 2019. 

Também foi relatado a satisfação e agradecimento da vinda do Embaixador neste dia histórico para os romenos, pois em 1º de dezembro de 2018, se comemora o Primeiro Centenário da Unificação da Grande Romênia, que ocorreu em 1918, com a inclusão da Bessarábia, Bucovina e Transilvânia da Romênia, sendo também a data nacional da Romênia.

O embaixador da Romênia, Stefan Mera, que pela segunda vez participa do Encontro dos Romenos, falou da satisfação de estar presente e que acompanha o desenvolvimento da Associação já desde antes de assumir a embaixada no país. "Estamos acompanhando o crescimento da entidade e queremos ajudar na construção do memorial da imigração romena aqui", disse Mera.

A professora e pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, apresentou durante a Assembleia o histórico da Associação deste sua fundação em 1989, com destaque para a instalação da réplica da cruz de Krasna, cadastramento e reconhecimento da entidade no governo Romeno, instalação do consulado em Iporã do Oeste, além dos muitos trabalhos desenvolvidos pelos Romenos na região.

Durante o evento também foi escolhida e empossada a nova Diretoria, que terá mandato para 2019 e 2020, sob a presidência de Canisio Muller, vice João Pedro Welter; secretária Carlete Maria Thomé; vice Felícia Muller Theisen; tesoureiro Jackes Leandro Zundel, vice Jorge Schroeder. Conselho fiscal - efetivos Willy Dreher, Adriano Engel Ruscheinsky e Cecilia Schaefer Weber; Suplentes: Alexandre Engel Ruscheinsky, Élio Groth e João Vitor Wislke Wildner. Além do diretor de comunicação social Sadi José Reckziegel; diretor cultural Douglas Orestes Franzen; e comissão especial (Comissão de Projetos): Adriano Sohn e Éverton Cristiano Dreher. 

Saiba mais

A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, algumas ainda vivas e apesar da idade avançada, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste sábado.
A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

O Consulado da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste no ano de 2014, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. O órgão auxilia os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Album de fotos: Festa dos Romenos 2018 (117)