A programação no domingo, 08 de outubro, inicia pela manhã e se estende durante o dia. Conforme o presidente da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste, Canísio Muller, a programação inicia às 9h, com a recepção na igreja matriz de Tunápolis. Logo após, a associação promove uma assembleia, seguida de celebração religiosa e almoço ao meio dia no Lar dos Idosos.

Para o encontro em Tunápolis está confirmada a presença do novo embaixador da Romênia no Brasil, Stefan Mera. O embaixador irá cumprir agenda de visitas na região. Ele vem acompanhado de sua esposa, a embaixatriz Ligia Mera. Conforme o Cônsul Honorário da Romênia em Santa Catarina, Edson Dreher, o roteiro irá cumprir visitas as prefeituras de Tunápolis, Mondaí, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga, onde também será visitado o Centro Universitário da FAI Faculdades.

O Consulado foi instituído em Iporã do Oeste há três anos, e atende todo o estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. Entre as ações, o Cônsul cita as aulas já na segunda turma, no idioma Romeno. Ele também cita a parceria através dos intercâmbios que permitem o aperfeiçoamento de estudantes e professores na Romênia.

Edson Dreher enaltece ainda o incentivo aos negócios entre empresas dos dois países. A cultura romena estará presente também este ano na Oktoberfest de Itapiranga, no primeiro jantar romeno, o qual terá a presença do embaixador.

A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, por volta de 1920. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, nove pessoas imigrantes da Romênia estão vivas e apesar da idade avançada, entre 90 e 96 anos, continuam fazendo parte da associação.

A sede da associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no governo Romeno.

Programação:
9h30min: Acolhida na Igreja Matriz de Tunápolis.
10h: Assembléia Ordinária.
11h: Culto Ecumênico.
12h: Almoço Típico no Centro Municipal dos Idosos.
14h 30min: Hora Cultural e Demais Festejos.
17h: Encerramento.
Para as reservas de Almoço (trazer pratos e talheres) entrar em contato com os seguintes contatos abaixo:
Santo Antonio com João Welter: 3677 0184
Itapiranga com Carlete Sohn Thomé: 999665036
Iporã do Oeste no Escritório Ruscheinsky: 36341180
Móveis Dreher: 36341305
Mondaí com Jackes Zundel: 991214953
São João do Oeste com Tarcisio Kunz: 999369014
Tunápolis com Loni Bieger: 991422009