Na noite desta sexta-feira (27/05) foi realizada cerimônia de formatura da turma piloto do projeto Aprender Romeno da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. O projeto contou com a parceria da FAI Faculdades para cedência do espaço e equipamentos para realização das aulas, Governo Romeno, Embaixada e Consulado. De acordo com o presidente da Associação, Everton Dreher, o projeto piloto teve 120 horas de curso básico da Língua Romena com a participação de descendentes da região, todos associados.

O evento contou com a presença da Diretora de Ensino da FAI, professora Lenir Luft Schmitz; da Embaixadora da Romênia no Brasil, Diana Anca Radu; do Cônsul Honorário da Romênia para Santa Catarina, Edson Dreher; dos prefeitos de Itapiranga, Milton Simon; de São João do Oeste, Sérgio Theisen; e de Iporã do Oeste, Ilton Vogt; além do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Miguel Schneider; e do Assessor Parlamentar Jorge Welter.

Acest proiect este realizat cu sprijinul Ministerului Afacerilor Externe – Departamentul Politici pentru Relaţia cu Românii de Pretutindeni - Este projeto é realizado com o suporte do Ministério das Relações Exteriores – Departamento Políticas para o Relacionamento com os Romenos de Todas as Partes

Todas as fotos do evento estão no Formatura turma piloto curso de Língua Romena (54)

No último encontro os alunos gravaram textos em Romeno. Veja no https://youtu.be/3yzAinhxypw