A Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina realiza seu registro na Associação dos Romenos fora da Romênia e entrega documentário histórico no Consulado Geral da Romênia no Rio de Janeiro.

Nos dias 1º e 2 de março a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina, através dos representantes Edson Roberto Dreher, Everton Cristiano Dreher, Canísio Muller e Florentina Muller Grulhke, acompanhados do Cônsul Honorário da Romênia de Curitiba, Orcival Henning, foram recebidos no Consulado Geral da Romênia no Brasil, instalado na cidade do Rio de Janeiro, pela Consulesa Alina Dociu e demais autoridades diplomáticas. Na ocasião participaram de uma solenidade diplomática em comemoração da abertura da primavera na Europa, na qual se fizeram presentes entidades e organizações romenas de diversos estados do Brasil.

Conforme os representantes que foram ao Rio de Janeiro, também foi realizada uma audiência com a Consulesa, quando então foi entregue toda a documentação necessária para o cadastramento e registro da Associação na entidade dos romenos fora da Romênia. Igualmente foi entregue oficialmente o documentário de 30 minutos produzido pela Associação, o qual comprova a imigração Romena no Extremo Oeste de Santa Catarina, e ainda demonstra o envolvimento nas diversas atividades sociais, econômicas e culturais. Todo o documentário foi traduzido e legendado para o romeno e também para o inglês. “Estes encaminhamentos e registros poderão servir de porta de entrada para futuras relações internacionais”, salientam os representantes.

A comissão foi muito bem recebida e o Consulado demonstrou admiração pela  Associação, colocando-a como  modelo de organização a nível nacional e internacional. O Cônsul Honorário Orcival Henning, através da Consulesa, agendou espaço no Congresso Consular a se realizar na Romênia nos próximos meses, para apresentar o documentário produzido pela Associação, como incentivo e modelo aos demais países a se organizarem e registrarem a sua história.

A Associação dos Romenos no Extremo Oeste de Santa Catarina foi fundada no ano de 1989, tendo como sócios fundadores um total de 311 famílias, somando mais de mil associados entre a primeira e segunda gerações no Brasil. Anualmente a Associação realiza o encontro regional, envolvendo cinco municípios: Itapiranga, Mondai, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Tunápolis. O último encontro foi realizado em Mondai, em novembro de 2008, com a presença do Cônsul Honorário Orcival Henning.

Esta é a primeira Associação de Romenos no Brasil a efetuar o registro na Associação dos Romenos fora da Romênia, e ainda, segundo a Consulesa, este é o primeiro documentário do mundo que se tem conhecimento a ser apresentado ao governo Romeno. Portanto, este é um momento histórico e significativo para a Associação dos Romenos dos cinco municípios que integram esta entidade.